Aula 01-06-2011
Monitorização Hemodinâmica
Pose ser realizada:
- Via não invasiva
- Via invasiva
Monitorização Hemodinâmica não Invasiva
Monitorização não invasiva da FC: em geral é realizada através da palpação manual da artéria radial (a palpação também pode ser realizada em outros locais) ao verificar a frequência, o examinador deve também avaliar o ritmo dos batimentos, na UTI é comum a utilização de monitores que permite a visualização do valor numérico da FC, porém esses monitores não extinguem a necessidade da apalpação.
Locais Utilizados para Palpação do Pulso
- Pulso radial
- Pulso carotídeo
- Pulso braquial
- Pulso femoral
- Pulso temporal
- Pulso Poplíteo
- Pulso pedioso posterior
- Pulso tibial
Monitorização Eletrocardiógrafo – é o registro da atividade elétrica cardíaca através de eletrodos colocados na superfície do tórax. Para uma adequada monitorização, com um sinal confiável e sem interferência, a pele deve ser preparada de forma adequada e os eletrodos devem ser instalados nas posições corretas.
Peles úmidas e oleosas devem ser limpas e secas e pelos devem ser removidos para que os eletrodos tenham uma adesão máxima e sua remoção seja menos dolorosa.
A quantidade e o posicionamento dos eletrodos variam de acordo com o modelo do monitor.
Monitorização não invasiva do debito cardíaco: é realizada através do método ecodoppler;
Monitorização não invasiva da Pressão Arterial – pressão arterial é a força exercida pelo sangue arterial por unidade de área da parede arterial. É diretamente dependente do débito cardíaco, da resistência arterial periférica e do volume sanguíneo. Unidade padrão de medida da pressão arterial, milímetros de mercúrio (mmhg).
A pressão arterial média (PAM) é a medida da pressão durante todo o ciclo cardíaco, é a mais importante no ponto de vista da perfusão tecidual, é um parâmetro muito utilizado no cotidiano da UTI.
PAM= (Pressão Sistólica + 2 x Pressão diastólica)
3
Valores normais de PAM 70 á 105 mmhg
Ex:
PA= 120 x 80 mmhg
PAM = 120 + 160
3
PAM = 93 mmhg
Monitorização não invasiva respiratória – Pode ser realizada através da FR, da oximetria s de pulso e capnógrafo;
FR = Medida pela observação do tórax do paciente, considerando tanto os movimentos inspiratórios quanto os expiratórios;
Valores Normais – 16 a 20 (IPM, IRPM ou MPM);
Oximetria de Pulso – Determina a saturação periférica de O² / SpO².
Valores Normais - > de 95%
Capnometria – A medida (Capnometria) e o registro (capnografía) do gás carbônico no final da expiração é medida através do capnógrafo (sensor aplicado no final do tubo endotraqueal).
Valores Normais – 35 á 45 mmHg.