Aula 25-07-2011
Spina Bífida
É um defeito no desenvolvimento do canal medular ósseo frequentemente na região lombar. As membranas podem permanecer no canal ou fazer protrusão através do defeito, a incapacidade neurológica pode ou não estar presente, dependendo da extensão da anomalia.
A meningocele, onde somente as meninges estão protrusas, não é tão grave quanto à meningomielocele onde as fibras nervosas também se encontram presentes no saco. A correção cirúrgica deve ser nas primeiras 24 horas de vida para a preservação da função neural.
Onfaloceles
A onfalocele congênita é a herniação ou protrusão dos conteúdos abdominais na base do cordão umbilical, o saco esta coberto com peritônio, sem a pele subjacente, o tamanho do saco que fica fora da cavidade abdominal depende do seu conteúdo. A correção cirúrgica imediata é essencial para a sobrevivência, antes que haja infecção e os tecidos se danifiquem pelo ressecamento ou ruptura do saco.
Aspiração Meconial
A eliminação de mecônio no útero ocorre em cerca de 10 a 20% de todas as gestações que é reconhecida como sinal de sofrimento fetal.
Os Rns que apresentam mecônio na traqueia desenvolvem sofrimento respiratório, eles podem eliminar o mecônio no liquido amniótico por isquemia do intestino fetal, isto ocorre por vasoconstrição mesentérica em resposta a hipoxemia que leva ao hiperperistaltismo acompanhado de relaxamento do esfíncter anal.
Uma vez eliminado o mecônio, pode ocorrer aspiração levando a pneumonite química e a obstrução das vias aéreas, o que favorece o crescimento de bactérias.
As evidencias clinica são:
- RN deprimido sendo observado com respiração irregular;
- Hipotonia
- Cianose difusa
- Estertores pulmonares;
Este quadro pode ter um curso prolongado de taquipneia ou, em casos
por edema cerebral, convulsão e até a morte.
Doença hemolítica por Incompatibilidade RH
Doença do feto e do Rn devido incompatibilidade entre o grupo sanguíneo da mãe, no sistema Rh, e seu descendente.
Sistema ABO
Antígenos: substanciam estranhas ao organismo, provocam reações de defesa.
Aglutinogênio = antígenos existentes na superfície das Hemácias.
Anticorpos: proteínas especiais de defesa, produzidas nos linfócitos.
1900, o imunologista austríaco, Karl Landsteiner, observou que o soro do sangue de uma pessoa muitas vezes coagula ao ser misturado com o de outra.
Incompatibilidade Sanguínea no Sistema ABO
Landsteiner percebeu que as hemácias ou glóbulos vermelhos do sangue podem ter, ou não, aderidos em suas membranas, dois tipos de antígenos, A e B, nos quais podem existir quadro tipos de hemácias;
A – apresentam apenas Antígeno A;
B – apresentam apenas antígeno B;
AB – apresentam antígenos A e B;
O – não apresentam nenhum dos dois antígenos;
No plasma podem existir, ou não, dois tipos de anticorpos:
Anti-A e Anti B
O individuo de sangue tipo A não produz anticorpos Anti – A, mas é capaz de produzir anticorpos Anti B, uma vez que o antígeno B lhe é estranho;
O individuo de sangue tipo B não produz anticorpos Anti B, mas é capaz de produzir anticorpos Anti A, uma vez que o antígeno A lhe é estranho;
O individuo AB não produz nenhum dos dois anticorpos, pois os dois antígenos lhe são familiares;
O individuo O é capaz de produzir anticorpos Anti A e Anti B, pois não apresenta em suas hemácias antígenos A e B;
Transfusão Sanguínea
Problema – receptor imune a algumas das proteínas dos glóbulos sanguíneos do doador. Os anticorpos do receptor podem causar a aglutinação e hemólise das células injetadas (do doador);
Aglutininas – potentes anticorpos do plasma que reagem com os aglutinogênios A e B.
1907 primeira transfusão precedida de exame de compatibilidade ABO, por Reuben Ottenberg. Esse procedimento só passou a ser utilizado em larga escala a partir da primeira guerra mundial (1914 – 1918).
Grupos Sanguíneos
Grupo Sanguíneo
|
Aglutinogênio ou Antígeno (hemácias)
|
Aglutinina ou anticorpos (plasma)
|
A
|
A
|
Anti B
|
B
|
B
|
Anti A
|
AB
|
AB
|
Não possui
|
O
|
Não possui
|
Anti A e Anti B
|